AVALIAÇÃO DA CRIAÇÃO DE RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960360Palabras clave:
Unidade de Conservação, Área protegida privada, Criação de RPPNResumen
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são consideradas uma forma efetiva e de baixo custo ao poder público para a criação de áreas protegidas, dependendo principalmente da vontade voluntária de seus proprietários. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da criação das RPPN no Paraná, demonstrando as principais deficiências e potencialidades dessas áreas. Aplicou-se um questionário quali-quantitativo a 132 proprietários de RPPN, entre os anos de 2014 e 2016. Como principal resultado destaca-se a deficiência no processo de criação dessas áreas por parte do órgão ambiental, no início do processo de criação, e a participação das prefeituras incentivando a criação com base no interesse financeiro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico. Esse panorama gerou proprietários que não receberam qualquer apoio na gestão destas áreas (71,2%) e que se consideram insatisfeitos (37,9%) e, potencialmente, percebe-se que a grande maioria (91,7%) das áreas visitadas na aplicação do questionário contribui para a formação de corredores ecológicos, o que justifica sua criação e faz com que, por esta ótica, se atenda a seu principal objetivo, a conservação da biodiversidade. Processos de articulação entre proprietários e poder público são necessários para a melhoria desse cenário.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Gustavo Luis Schacht, Yuri Tavares Rocha

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




