AVALIAÇÃO DA CRIAÇÃO DE RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238960360

Palavras-chave:

Unidade de Conservação, Área protegida privada, Criação de RPPN

Resumo

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são consideradas uma forma efetiva e de baixo custo ao poder público para a criação de áreas protegidas, dependendo principalmente da vontade voluntária de seus proprietários. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da criação das RPPN no Paraná, demonstrando as principais deficiências e potencialidades dessas áreas. Aplicou-se um questionário quali-quantitativo a 132 proprietários de RPPN, entre os anos de 2014 e 2016. Como principal resultado destaca-se a deficiência no processo de criação dessas áreas por parte do órgão ambiental, no início do processo de criação, e a participação das prefeituras incentivando a criação com base no interesse financeiro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico. Esse panorama gerou proprietários que não receberam qualquer apoio na gestão destas áreas (71,2%) e que se consideram insatisfeitos (37,9%) e, potencialmente, percebe-se que a grande maioria (91,7%) das áreas visitadas na aplicação do questionário contribui para a formação de corredores ecológicos, o que justifica sua criação e faz com que, por esta ótica, se atenda a seu principal objetivo, a conservação da biodiversidade. Processos de articulação entre proprietários e poder público são necessários para a melhoria desse cenário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Luis Schacht, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - PR em 2009. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Rio Claro - SP e doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo - USP, atuando na área de Geografia Física, sendo especialista em Biogeografia e Meio Ambiente. Atualmente é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

  • Yuri Tavares Rocha, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (1990); Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1999); e, Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2004). É Professor Doutor do Departamento de Geografia/FFLCH/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Biogeografia (https://biogeografiausp.wordpress.com), Fitogeografia, Paisagem (https://tgpusp.wordpress.com), Geografia Física e Planejamento Ambiental. Membro da International Biogeography Society (IBS). É líder de dois grupos de pesquisa do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Paisagens naturais e urbanas: história, caracterização física, conservação e planejamento (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3648004031921179); e, Biogeografia (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6631344700386238). (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHACHT, Gustavo Luis; ROCHA, Yuri Tavares. AVALIAÇÃO DA CRIAÇÃO DE RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) NO ESTADO DO PARANÁ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 89, p. 202–220, 2022. DOI: 10.14393/RCG238960360. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60360. Acesso em: 29 abr. 2025.