ESTADO DA ARTE: APLICAÇÃO DO MODELO SWAT NO RELEVO CÁRSTICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960294Palavras-chave:
Revisão sistemática de literatura, Geração de escoamento, Modelagem hídrica, Uso da terraResumo
Pesquisas sobre aplicação de modelos matemáticos em bacias hidrográficas (BH) com relevo cárstico são escassas no Brasil. O SWAT é um dos modelos hidrológicos mais utilizados internacionalmente, sendo capaz de simular diferentes processos hidrológicos em diversas escalas através de longas séries temporais. A aplicação desses modelos possibilita analisar e entender o funcionamento dos componentes de um aquífero, porém a simulação dos processos físicos e hidrológicos varia muito quanto à empregabilidade dos métodos e das técnicas usadas para a realização desses estudos. Logo, este artigo tem como objetivo destacar as principais aplicações do SWAT para bacias situadas em sistema de relevo cárstico. A metodologia da pesquisa abrangeu três etapas da Revisão Sistemática de Literatura (RSL): a) planejamento; b) técnica de seleção; e c) avaliação. Foram selecionados 19 estudos internacionais com RSL.Todavia, quatro estudos nacionais tiveram destaque; destes, três em bacias do bioma Cerrado. Com base nessa investigação, foram identificadas lacunas nas pesquisas envolvendo a temática, assim como estratégias para detecção da sensibilidade dos parâmetros e das variáveis, prejuízos e benefícios relativos à geração de escoamento em uma bacia de difícil recobrimento por métodos tradicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LUDMAGNA PEREIRA DE ARAUJO, Vânia Santos Figueiredo, Michael Vandesteen Silva Souto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.