ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA VEGETAÇÃO E ÁREAS VERDES NA CIDADE DE FORTALEZA – CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960266Palavras-chave:
Meio ambiente urbano, Áreas protegidas, Planejamento urbanoResumo
Este artigo teve como objetivo analisar a distribuição espacial da vegetação e das áreas verdes na cidade de Fortaleza/CE e sua relação com aspectos socioambientais. Os procedimentos metodológicos foram divididos nas etapas de pesquisa bibliográfica e documental, levantamento de material geocartográfico e de sensoriamento remoto e análise dos dados. Aplicou-se o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada para a identificação das áreas com cobertura vegetal utilizando o software QGIS 3.4.8. Foram estabelecidas escalas e categorias de distribuição espacial da vegetação para análise dos dados e calculado o Índice de Cobertura Vegetal (ICV) para os bairros e a partir daí foram feitas análises de associação entre o ICV e o IDH. A maior parte da cobertura vegetal encontra-se na porção Leste do município, cuja expansão urbana ainda está em consolidação e abriga algumas unidades de conservação (UCs) importantes. As UCs e o Sistema de Áreas Verdes do município contribuem para resguardar uma parcela da vegetação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Carla de Queiroz Paiva, Rodrigo Guimarães de Carvalho, Marco Lunardi Escobar, Ilton Araújo Soares, Frederico Holanda Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.