CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658423Palavras-chave:
Conteúdos, Competências, AprendizagemResumo
A categoria cidadania emerge, ao longo da história da Geografia escolar, como instrumento fundamental nas (re)leituras dos fenômenos socioespaciais. As circunstâncias da Pandemia COVID-19 deram relevância, dadas as condições e discussões sobre o assunto, o que contribuiu para (re)pensar o seu papel no atual contexto, bem como as contribuições e importância da Educação para a Cidadania e o ensino de Geografia especialmente. Dentre os resultados, observou-se que a construção e o exercício da cidadania no Brasil ainda são muito subjetivos, observado o papel fundamental do Estado como promotor de políticas públicas, pois uma parcela significativa da sociedade depende delas para acessar o mínimo de cidadania. Diante do problema, propõe-se o ensino de Geografia como um componente primordial nas (re)leituras críticas da realidade pelos sujeitos em seus múltiplos espaços de vivência, a fim de protagonizar e ressignificar a própria condição de ser humano e cidadão. Ademais, conclui-se que o ensino dos conteúdos geográficos auxilia na construção da cidadania, porém, tais contribuições só se efetivarão a partir de práticas didático-pedagógicas que estimulem o pensamento crítico propositivo, confirmando-se na aprendizagem significativa.
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