CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA

Autores

  • Adriano R. De La Fuente Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Ituiutaba, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238658423

Palavras-chave:

Conteúdos, Competências, Aprendizagem

Resumo

A categoria cidadania emerge, ao longo da história da Geografia escolar, como instrumento fundamental nas (re)leituras dos fenômenos socioespaciais. As circunstâncias da Pandemia COVID-19 deram relevância, dadas as condições e discussões sobre o assunto, o que contribuiu para (re)pensar o seu papel no atual contexto, bem como as contribuições e importância da Educação para a Cidadania e o ensino de Geografia especialmente. Dentre os resultados, observou-se que a construção e o exercício da cidadania no Brasil ainda são muito subjetivos, observado o papel fundamental do Estado como promotor de políticas públicas, pois uma parcela significativa da sociedade depende delas para acessar o mínimo de cidadania. Diante do problema, propõe-se o ensino de Geografia como um componente primordial nas (re)leituras críticas da realidade pelos sujeitos em seus múltiplos espaços de vivência, a fim de protagonizar e ressignificar a própria condição de ser humano e cidadão. Ademais, conclui-se que o ensino dos conteúdos geográficos auxilia na construção da cidadania, porém, tais contribuições só se efetivarão a partir de práticas didático-pedagógicas que estimulem o pensamento crítico propositivo, confirmando-se na aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Adriano R. De La Fuente, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Ituiutaba, MG, Brasil

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (Bacharelado e Licenciatura UFU/2006). Especialização em Gestão Ambiental pela PUC MG (2007). Mestrado em Geografia pelo PPGEO Universidade Federal de Uberlândia (UFU/2012). Doutorado em Geografia pelo PPGEO da Universidade Federal de Uberlândia (2019). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia (NEPEA/CNPQ) na Linha de pesquisa: Pesquisas em Ensino de Geografia, Agroecologia e Sustentabilidade Ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia GPEGPSHI/CNPQ (LAGEPOP/UFU). Atua como Professor Adjunto no curso de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU).

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

DE LA FUENTE, A. R. CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 86, p. 189–204, 2022. DOI: 10.14393/RCG238658423. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/58423. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos