CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA

Autores

  • Adriano R. De La Fuente Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Ituiutaba, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238658423

Palavras-chave:

Conteúdos, Competências, Aprendizagem

Resumo

A categoria cidadania emerge, ao longo da história da Geografia escolar, como instrumento fundamental nas (re)leituras dos fenômenos socioespaciais. As circunstâncias da Pandemia COVID-19 deram relevância, dadas as condições e discussões sobre o assunto, o que contribuiu para (re)pensar o seu papel no atual contexto, bem como as contribuições e importância da Educação para a Cidadania e o ensino de Geografia especialmente. Dentre os resultados, observou-se que a construção e o exercício da cidadania no Brasil ainda são muito subjetivos, observado o papel fundamental do Estado como promotor de políticas públicas, pois uma parcela significativa da sociedade depende delas para acessar o mínimo de cidadania. Diante do problema, propõe-se o ensino de Geografia como um componente primordial nas (re)leituras críticas da realidade pelos sujeitos em seus múltiplos espaços de vivência, a fim de protagonizar e ressignificar a própria condição de ser humano e cidadão. Ademais, conclui-se que o ensino dos conteúdos geográficos auxilia na construção da cidadania, porém, tais contribuições só se efetivarão a partir de práticas didático-pedagógicas que estimulem o pensamento crítico propositivo, confirmando-se na aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano R. De La Fuente, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Ituiutaba, MG, Brasil

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (Bacharelado e Licenciatura UFU/2006). Especialização em Gestão Ambiental pela PUC MG (2007). Mestrado em Geografia pelo PPGEO Universidade Federal de Uberlândia (UFU/2012). Doutorado em Geografia pelo PPGEO da Universidade Federal de Uberlândia (2019). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia (NEPEA/CNPQ) na Linha de pesquisa: Pesquisas em Ensino de Geografia, Agroecologia e Sustentabilidade Ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia GPEGPSHI/CNPQ (LAGEPOP/UFU). Atua como Professor Adjunto no curso de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU).

Downloads

Publicado

01-04-2022

Como Citar

DE LA FUENTE, A. R. CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 23, n. 86, p. 189–204, 2022. DOI: 10.14393/RCG238658423. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/58423. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos