ESTUDO DA POBREZA SOB A ÓTICA MULTIDIMENSIONAL: UMA ANÁLISE ACERCA DO MEIO RURAL E URBANO DA REGIÃO INTERMEDIÁRIA ILHÉUS-ITABUNA, ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Monick Midlej do Espírito Santo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Andréa da Silva Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ronaldo Lima Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Mônica de Moura Pires Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Cristiane Aparecida de Cerqueira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238856927

Palavras-chave:

Privação, Liberdade, Desenvolvimento, Políticas Públicas

Resumo

A premência de trabalhar com temas relacionados à pobreza em suas múltiplas dimensões tem crescido exponencialmente. Apesar de presente em todo o país, a pobreza acomete de forma desigual as regiões brasileiras. Ao constatar poucas pesquisas publicadas, e a partir da observação in loco acerca das disparidades entre o meio rural e urbano, é que emerge esta pesquisa que objetivou analisar a pobreza sob a ótica multidimensional na Região Intermediária Ilhéus-Itabuna, para o ano censitário de 2010. Para tanto, estimou-se o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) a partir de três dimensões e sete indicadores. Os resultados apontam que as zonais rurais apresentam IPM superior ao das zonas urbanas. No que tange à privação dos habitantes, na zona rural os maiores percentuais estão relacionados ao esgotamento sanitário (84,6%), abastecimento de água (78,6%) e coleta de lixo (77,8%). Na zona urbana as maiores privações estão relacionadas à renda, 76,1% dos habitantes não possuem condições de adquirir ativos e 46,6% são privados de se alimentar e adquirir medicamentos. Conclui-se pela necessidade de políticas que fomentem o crescimento e o desenvolvimento das localidades, oferecendo maior acesso a serviços básicos essenciais à população rural, além de fomentar o emprego e a renda à toda população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-08-2022

Como Citar

SANTO, M. M. do E.; GOMES, A. da S.; GOMES, R. L.; PIRES, M. de M.; DE CERQUEIRA, C. A. ESTUDO DA POBREZA SOB A ÓTICA MULTIDIMENSIONAL: UMA ANÁLISE ACERCA DO MEIO RURAL E URBANO DA REGIÃO INTERMEDIÁRIA ILHÉUS-ITABUNA, ESTADO DA BAHIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 88, p. 01–21, 2022. DOI: 10.14393/RCG238856927. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56927. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos