ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À GESTÃO NO MUNICÍPIO DE PARACURU – CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228456716Palavras-chave:
Cognitivo Ambiental, População, Gestores, Zona costeira, ParacuruResumo
A percepção ambiental consiste numa forma de se analisar os problemas ambientais a partir da visão cognitiva dos atores sociais envolvidos, procurando perpassar a mera observação mecanicista e assistemática das questões ambientais. Diante disso, o artigo tem como objetivo geral avaliar a percepção ambiental e suas contribuições para a gestão do município de Paracuru, Ceará. Baseando-se na metodologia proposta por Minayo et al. (2005), foram aplicados 100 questionários relacionados ao universo de 8770 domicílios ocupados de forma permanente. O mesmo procedimento foi executado com a gestão ambiental do município. Os resultados apontaram que, de maneira geral, os agentes reconhecem problemas ambientais e a vulnerabilidade dos ambientes. Por outro lado, os gestores acrescentam como problemas a pressão por carcinicultura ilegal, falta de incentivo à fiscalização ambiental, bem como o cumprimento precário dos critérios para o município licenciar. Além disso, comprovou-se a imprescindível necessidade da participação popular na fiscalização e cobrança das melhorias sociais e ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristiano da Silva Rocha, Fábio Perdigão Vasconcelos, Maria Bonfim Casemiro, Maryane Andrade Ribeiro, Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.