DISCUSSÃO DO LUGAR E ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ELABORAÇÃO DE CADERNOS DIDÁTICOS ASSOCIADOS A ATLAS GEOAMBIENTAIS MUNICIPAIS DO CENTRO OESTE GAÚCHO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228356223Palavras-chave:
Cartografia escolar, Atlas Municipais, Cadernos didáticos, Espaço vívido, Leitura do espaçoResumo
O conhecimento geográfico discutido pelo aluno em sala de aula, possibilita uma releitura do espaço vivido, onde processos físicos, que antes eram abstratos, recebem a luz da ciência e do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração dos cadernos didáticos associados à Atlas Geoambientais do Centro-Oeste gaúcho. Além disso, é proposta a inserção das seis atividades, nas aulas de Geografia, segundo as recomendações da Base Nacional Comum Curricular. O artigo é baseado em um método descritivo e as atividades foram elaboradas para fomentar a alfabetização cartográfica dos alunos. Além disso, agregam conhecimentos acerca dos aspectos físicos e socioeconômicos e abordam discussões pautadas na relação sociedade e natureza. São discutidas as possíveis dificuldades que professores e alunos encontrarão ao interpretar os mapas, em especial, o Zoneamento Geoambiental. Baseada na percepção e sentidos dos alunos, discussões sistêmicas podem ser criadas e com isso a abstração do mapa Geoambiental que não é materializado no espaço vivido. No que se refere a elaboração do caderno didático, este material mostra um grande potencial para viabilizar a discussão do conteúdo cartográfico contido no Atlas Geoambiental, assim como para se trabalhar com as competências e habilidades exigidas pela BNCC.
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