ESTÉTICA DA MERCADORIA E AS DINÂMICAS DE APROPRIAÇÃO DA NATUREZA PELO TURISMO NO LITORAL ALAGOANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206942468Palavras-chave:
Alagoas. Espaço. Natureza. Turismo. Estética da Mercadoria.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a apropriação discursiva e material da natureza pelo turismo de massa no litoral de Alagoas, sob a ótica do conceito de estética da mercadoria. Para dar conta deste objetivo, analisamos dois tipos de documentos: (a) documentos oficiais ligados à promoção e ao planejamento do turismo no Estado de Alagoas; (b) documentos voltados à divulgação do turismo, tanto oficiais quanto os de empresas privadas. Ao final, demonstramos que a produção de imaginários sobre o “espetáculo natural”, “as praias paradisíacas”, “caribe brasileiro” alimenta um ideal romântico no turista de reencontro com o belo e de regresso a um paraíso. No plano prático estas “imagens sensuais” têm a função de obliterar os processos de produção, as relações sociais e, principalmente, as condições objetivas de produção e apropriação social da natureza.
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