ESTÉTICA DA MERCADORIA E AS DINÂMICAS DE APROPRIAÇÃO DA NATUREZA PELO TURISMO NO LITORAL ALAGOANO

Autores

  • Geraldo Inácio Martins Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206942468

Palavras-chave:

Alagoas. Espaço. Natureza. Turismo. Estética da Mercadoria.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a apropriação discursiva e material da natureza pelo turismo de massa no litoral de Alagoas, sob a ótica do conceito de estética da mercadoria. Para dar conta deste objetivo, analisamos dois tipos de documentos: (a) documentos oficiais ligados à promoção e ao planejamento do turismo no Estado de Alagoas; (b) documentos voltados à divulgação do turismo, tanto oficiais quanto os de empresas privadas. Ao final, demonstramos que a produção de imaginários sobre o “espetáculo natural”, “as praias paradisíacas”, “caribe brasileiro” alimenta um ideal romântico no turista de reencontro com o belo e de regresso a um paraíso. No plano prático estas “imagens sensuais” têm a função de obliterar os processos de produção, as relações sociais e, principalmente, as condições objetivas de produção e apropriação social da natureza.

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Biografia do Autor

Geraldo Inácio Martins, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia-UFU. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

12-07-2019

Como Citar

MARTINS, G. I. ESTÉTICA DA MERCADORIA E AS DINÂMICAS DE APROPRIAÇÃO DA NATUREZA PELO TURISMO NO LITORAL ALAGOANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 517–536, 2019. DOI: 10.14393/RCG206942468. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42468. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos