O SISTEMA TERMODINÂMICO DE CIDADES PEQUENAS: CONFIGURAÇÃO URBANO-RURAL COM USO DE TRANSECTOS MÓVEIS EM AGUDO/RS, SITUAÇÃO VERANIL DE JANEIRO DE 2016
Palavras-chave:
Sistema termodinâmico, cidades pequenas, verão, Agudo/RS.Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi o de verificar a influência do sítio urbano e do uso do solo urbano e entorno rural próximo na definição do Sistema Termodinâmico de Agudo em condições climáticas veranis em janeiro de 2016. Foram feitos transectos móveis para coleta de dados de temperatura e umidade relativa em três horários distintos: às 6h, 15h e 21h, com o auxílio de datalogger e GPS. Os dados coletados foram tabulados e espacializados com auxílio de GIS para posterior análise com os dados geoecológicos e geourbanos de Agudo. Houve formação de ilha de frescor de fraca magnitude, com 1°C, sob domínio do "Tempo Depressionário Continental", associado ao domínio da Massa Tropical Continental. A formação das ilhas de calor estiveram associadas aos domínios atmosféricos tropicais, como a Massa Tropical Atlântica, formando o "Tempo Anticiclônico Tropical Marítimo" e Massa Tropical Continental, formando o "Tempo Depressionário Continental".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.