A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175908Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação geográfica, Currículo, Ensino-aprendizagemResumo
O comprometimento da Geografia, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, é compreender as relações entre sociedade e natureza, suas instabilidades e estabilidades, ao longo do processo de construção do espaço, seu objeto de estudo. Assim, que aspectos curriculares permitem uma aproximação ou distanciamento entre o ensino da Geografia e a educação ambiental, no sentido de pôr em evidência a construção da cidadania e o conhecimento social? Portanto, este artigo objetiva compreender como a educação ambiental, no âmbito do ensino de Geografia, se constitui e possibilita um trabalho pedagógico dinamizado e significativo, além de argumentar acerca de possíveis implicações deste trabalho sobre currículo escolar, no sentido de romper com velhas conjecturas e práticas em direção a formação cidadã na escola. A partir de uma revisão de literatura, procura-se a construção de um estado do conhecimento, com vista a formar um quadro analítico de questões sobre a temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Lucas Antônio Viana Botêlho, Mateus Ferreira Santos, Francisco Kennedy da Silva Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





