REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175902Palavras-chave:
Geografia Escolar, Jovens e Adolescentes, Comunidades FavelaresResumo
Este artigo busca discutir acerca das representações sociais construídas por jovens e adolescentes de comunidades favelares e suas contribuições para as aprendizagens significativas na Geografia Escolar. Por meio de uma metodologia de inspiração interacionista e construtivista, este estudo investe na tese de que a identificação e análise das representações sociais do espaço da favela construídas pelos alunos, potencializa pistas de reflexão sobre a utilização destes sistemas significativos no ensino e aprendizagem da Geografia Escolar. Foram utilizadas fotos de 16 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Ilhéus/Ba. Estas fotos serviram para deslanchar o discurso sobre o espaço da favela, seguido de uma análise sistemática do conteúdo destes discursos, buscando os conhecimentos geográficos do "senso comum" contidos nas representações sociais do espaço. A imagem da favela não só revelou práticas, táticas construídas e artes de fazer no espaço cotidiano, mas também dos dispositivos de transmissão de valores e de significações que lhe são atribuídas, além de contribuir ao ensino de geografia, nos planos científico, sócio-educativo e didático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.