REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Nataneael Reis Bomfim Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Silvia Letícia Costa Pereira Correia Integrante do Grupo Interdisicplinar em Pesquisa e Representações Sociais, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175902

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Jovens e Adolescentes, Comunidades Favelares

Resumo

Este artigo busca discutir acerca das representações sociais construídas por jovens e adolescentes de comunidades favelares e suas contribuições para as aprendizagens significativas na Geografia Escolar. Por meio de uma metodologia de inspiração interacionista e construtivista, este estudo investe na tese de que a identificação e análise das representações sociais do espaço da favela construídas pelos alunos, potencializa pistas de reflexão sobre a utilização destes sistemas significativos no ensino e aprendizagem da Geografia Escolar. Foram utilizadas fotos de 16 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Ilhéus/Ba. Estas fotos serviram para deslanchar o discurso sobre o espaço da favela, seguido de uma análise sistemática do conteúdo destes discursos, buscando os conhecimentos geográficos do "senso comum" contidos nas representações sociais do espaço. A imagem da favela não só revelou práticas, táticas construídas e artes de fazer no espaço cotidiano, mas também dos dispositivos de transmissão de valores e de significações que lhe são atribuídas, além de contribuir ao ensino de geografia, nos planos científico, sócio-educativo e didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nataneael Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-Doutorado em Turismo Pedagógico pela Universidade de Sorbonne, Paris I; PHD em Educação pela Universidade do Quebec. Professor Titular da UNEB, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação

Silvia Letícia Costa Pereira Correia, Integrante do Grupo Interdisicplinar em Pesquisa e Representações Sociais, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação

Downloads

Publicado

09-09-2016

Como Citar

BOMFIM, N. R.; CORREIA, S. L. C. P. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 59, p. 18–31, 2016. DOI: 10.14393/RCG175902. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29755. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos