MERCANTILIZAÇÃO DA CULTURA E A IDENTIDADE DO CAPITAL: AS TRANSFORMAÇÕES NO CENTRO DA CIDADE DE SANTOS (SP)

Autores

  • Felipe Comitre UNESP - RIO CLARO
  • Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza UNESP - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175702

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, refuncionalização, espaço-mercadoria.

Resumo

A análise desenvolvida promove uma crítica aos projetos e políticas públicas operantes na transformação do espaço urbano que, geralmente, aproximam-se dos interesses privados e, inevitavelmente, afastam-se dos ideais sociais. Procurou-se analisar os interesses envolvidos na forma de planejar a cidade de Santos (SP), sobretudo, as tendências de produção do espaço e suas relações com os aspectos culturais após a criação do programa Alegra Centro em 2003. Assim, tornou-se essencial compreender as mudanças nos modelos de ordenamento das cidades, sua gênese e consequências para a estrutura urbana e seus habitantes. A intenção é revelar como os mecanismos de produção do espaço, advindos do planejamento estratégico, direcionam-se cada vez mais para os interesses do capital, normatizando as particularidades culturais em elementos mercadológicos que fomentam a atratividade por novos investimentos para a cidade. A análise teve o respaldo de levantamentos bibliográficos, documentais e estatísticos do tema, além da execução de trabalhos de campo, permitindo maior aproximação com os principais agentes de produção do espaço em Santos. Verificou-se que a nova governança urbana gerou um novo dinamismo no espaço por meio da implantação de novas estratégias, como os projetos de refuncionalização, que valorizam o patrimônio cultural pelo viés mercadológico, conferindo-lhe novas funções e significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Comitre, UNESP - RIO CLARO

Professor de Geografia do Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais

Doutorando em Organização do Espaço - UNESP - Rio Claro.

Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza, UNESP - Rio Claro

Professora Doutora - Departamento de Geografia - UNESP - Rio Claro

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

COMITRE, F.; ORTIGOZA, S. A. G. MERCANTILIZAÇÃO DA CULTURA E A IDENTIDADE DO CAPITAL: AS TRANSFORMAÇÕES NO CENTRO DA CIDADE DE SANTOS (SP). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 57, p. 21–40, 2016. DOI: 10.14393/RCG175702. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29494. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos