TURISMO E FOTOGRAFIA: ELEMENTOS PARA O CONHECIMENTO DA PAISAGEM DE CAMOCIM-CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165327955Palavras-chave:
Turismo, Fotografia, PaisagemResumo
O turismo e a fotografia são dois elementos que estão intimamente ligados, dentro de suas reais atribuições, ainda que parcialmente explorados por quem os utilizem. Através da fotografia, ampliam-se as possibilidades de se conhecer e compreender a imagem de um lugar, bem como o estudo do seu passado, a reflexão do seu presente e sua projeção para o futuro. Quando bem utilizados e compreendidos, a fotografia e o turismo podem proporcionar visões diferentes que outros tipos de recursos não exploram com tanta propriedade. O presente trabalho realizou uma pesquisa de campo com aplicação de questionário semiestruturado, envolvendo aleatoriamente 100 (cem) pessoas, entre moradores e visitantes, para buscar respostas que lançassem alguma luz sobre o seu objetivo principal: compreender como a fotografia e o turismo podem auxiliar no conhecimento da paisagem camocinense. Os resultados revelaram que a paisagem local, sem o conjunto de equipamentos paisagísticos ou de lazer, não desperta a atenção (quer seja dos nativos ou de turistas), especialmente através de fotografias. Assim, é importante desenvolver uma imagem da cidade de Camocim-CE, baseada em fotografias e vivências turísticas, que representem os aspectos estéticos, culturais e ecológicos de sua paisagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cláudio Henrique Silva Fontenele, Fábio de Oliveira Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.