TURISMO E FOTOGRAFIA: ELEMENTOS PARA O CONHECIMENTO DA PAISAGEM DE CAMOCIM-CE

Autores

  • Cláudio Henrique Silva Fontenele Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE)
  • Fábio de Oliveira Matos Professor Doutor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165327955

Palavras-chave:

Turismo, Fotografia, Paisagem

Resumo

O turismo e a fotografia são dois elementos que estão intimamente ligados, dentro de suas reais atribuições, ainda que parcialmente explorados por quem os utilizem. Através da fotografia, ampliam-se as possibilidades de se conhecer e compreender a imagem de um lugar, bem como o estudo do seu passado, a reflexão do seu presente e sua projeção para o futuro. Quando bem utilizados e compreendidos, a fotografia e o turismo podem proporcionar visões diferentes que outros tipos de recursos não exploram com tanta propriedade. O presente trabalho realizou uma pesquisa de campo com aplicação de questionário semiestruturado, envolvendo aleatoriamente 100 (cem) pessoas, entre moradores e visitantes, para buscar respostas que lançassem alguma luz sobre o seu objetivo principal: compreender como a fotografia e o turismo podem auxiliar no conhecimento da paisagem camocinense. Os resultados revelaram que a paisagem local, sem o conjunto de equipamentos paisagísticos ou de lazer, não desperta a atenção (quer seja dos nativos ou de turistas), especialmente através de fotografias. Assim, é importante desenvolver uma imagem da cidade de Camocim-CE, baseada em fotografias e vivências turísticas, que representem os aspectos estéticos, culturais e ecológicos de sua paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Henrique Silva Fontenele, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE)

Graduado em Geografia e Especialista em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE).

Fábio de Oliveira Matos, Professor Doutor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará.

Professor Doutor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

24-03-2015

Como Citar

FONTENELE, C. H. S.; MATOS, F. de O. TURISMO E FOTOGRAFIA: ELEMENTOS PARA O CONHECIMENTO DA PAISAGEM DE CAMOCIM-CE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 16, n. 53, p. 65–80, 2015. DOI: 10.14393/RCG165327955. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27955. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos