DIMENSÃO POLÍTICA NA ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOTERRITORIAIS DE ASSENTAMENTO RURAL EM CRISTALÂNDIA-TO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144519725Palavras-chave:
assentamentos rurais, reordenação territorial, impactos socioterritoriaisResumo
Este estudo tem como objetivo abordar os impactos socioterritorias do/no assentamento rural Padre Josimo I e II no município de Cristalândia-TO e entorno. Os impactos são resultados das ações dos sem terra por meio da ocupação de latifúndios e da conquista da terra. Os assentamentos representam, primeiramente, o processo de reordenação territorial através da formação de pequenas unidades produtoras e, como consequência, o processo de fortalecimento da agricultura camponesa. O procedimento metodológico adotado foi o levantamento de teóricos que tratam da temática dos assentamentos rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) relacionando-os aos conceitos de território e territorialização a fim de compreender a temática socioterritorial que compreende mudanças provocadas pelos movimentos sociais envolvidos na luta pela terra. Trabalhamos o estudo sob a visão política a fim de apresentarmos algumas contribuições para a compreensão dos impactos socioterritoriais no processo de formação do assentamento, como também nos processos de espacialização e territorialização na luta pela terra.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cíntia Souza Dantas da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.