A CIDADE ENQUANTO UM ESPAÇO DESIGUAL: O CASO DE GUARAPUAVA - PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123916556Palavras-chave:
Produção do espaço urbano, Cidade média, Estruturação urbanaResumo
As constantes redefinições no processo de produção do espaço urbano são denotadoras de um processo desigual, geralmente atrelado aos interesses políticos, fundiários e imobiliários, acentuando cada vez mais as diferenças socioespaciais, compartimentando a cidade entre áreas melhor equipadas (centrais) em detrimento de outras marcadas pela precariedade das condições de vida (periféricas). O poder público municipal confere ao espaço sentido e conteúdo, intermediando a produção diferenciada, fragmentando a cidade e ampliando a diferença de apropriação do espaço pelos diferentes grupos. Desse modo, o trabalho analisa Guarapuava, considerando o processo de produção enquanto funcionalista as pretensões da formação de uma cidade média, enfatizando suas contradições e considerando a cidade como um espaço convergente dos mais variados processos, interesses e ordens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Lisandro Pezzi Schmidt, Carlos Roberto Loboda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.