ANÁLISE DO RELEVO DA BACIA DO CORREGO CASTELO (BAURU - SP): A INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NOS PROCESSOS EROSIVOS

Autores

  • Leonardo Thomazini IGCE / UNESP
  • Cenira Maria Lupinacci da Cunha IGCE / UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134216451

Palavras-chave:

bacia hodrográfica, erosão linear, análise do relevo.

Resumo

A expansão urbana na maioria das cidades brasileiras, muitas vezes se dá de forma desordenada e em lugares impróprios, proporcionando consequências desastrosas como enchentes, assoreamento das drenagens e deslizamentos, conferindo riscos à população ali instalada e prejuízos aos cofres públicos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo principal analisar a influência da expansão urbana no surgimento dos processos erosivos lineares, por meio dos estudos do relevo, na Bacia Hidrográfica do Córrego do Castelo, localizada na cidade de Bauru/SP. Para isto, utilizou-se o arcabouço teórico-metodológico da teoria Geral dos Sistemas, através da qual a Bacia Hidrográfica é compreendida como um sistema aberto, composto por conjuntos sendo estes, formados por elementos que se inter-relacionam. Deste modo, foram confeccionadas cartas morfométricas, usando as técnicas da cartografia digital semiautomática e associando os dados por estes obtidos, foi possível a construção da Carta de Energia do Relevo. Esta, juntamente com as Cartas Geomorfológicas, de Uso e Ocupação da Terra e os trabalhos de campo permitiram uma análise satisfatória, identificando a influência da ocupação urbana nos processos morfogênicos, onde a impermeabilização do solo nas vertentes, a canalização do escoamento superficial e a ocupação de fundo de vale exercem ações significativas sobre o relevo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Thomazini, IGCE / UNESP

Licenciado e Bacharel pela UNESP - campus Rio Claro e Mestrando em Geografia no programa de pós-graduação da UNESP/ Rio Claro

Downloads

Publicado

18-06-2012

Como Citar

THOMAZINI, L.; DA CUNHA, C. M. L. ANÁLISE DO RELEVO DA BACIA DO CORREGO CASTELO (BAURU - SP): A INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NOS PROCESSOS EROSIVOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 42, p. 169–189, 2012. DOI: 10.14393/RCG134216451. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16451. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos