RICOTA, L. NATUREZA, CIÊNCIA E ESTÉTICA EM ALEXANDER VON HUMBOLDT. RIO DE JANEIRO. EDITORA MAUAD, 2003, 215P.
Resumo
Esta resenha apresenta o livro de Lúcia Ricotta intitulado "Natureza, ciência e estética em Alexander von Humboldt, com 215 páginas, publicado em 2003 pela editora Mauad. O artigo constitui um dos pré-requisitos para aprovação na disciplina intitulada "O conceito de natureza e o seu desenvolvimento na ciência geográfica? e ministrada pelo Prof. Antônio Carlos Vitte, no curso de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas. Nossos objetivos são expor alguns aspectos relevantes sobre a trajetória de Humboldt destacados no texto, além de apontar para as dificuldades da autora com relação à estruturação e à abordagem do livro. Para tanto, realizamos uma leitura atenta de onde extraímos alguns aspectos marcantes, como forma de exemplificar os pontos importantes. Nossa proposta não é resumir o livro de mais de duas centenas de páginas em algumas breves linhas. O que pretendemos é apresentar de maneira sucinta aquilo que o livro traz de mais importante sobre o tema, e demonstrar alguns pontos onde o texto não contribui para a tarefa da autora, transmitindo as idéias de maneira pouco clara e muitas vezes repetitiva, ou até mesmo contradizendo o que foi dito no próprio texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Ricardo de Sampaio Dagnino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.