RICOTA, L. NATUREZA, CIÊNCIA E ESTÉTICA EM ALEXANDER VON HUMBOLDT. RIO DE JANEIRO. EDITORA MAUAD, 2003, 215P.

Autores

  • Ricardo de Sampaio Dagnino Mestre em Geografia no Instituto de Geociências, UNICAMP

Resumo

Esta resenha apresenta o livro de Lúcia Ricotta intitulado "Natureza, ciência e estética em Alexander von Humboldt, com 215 páginas, publicado em 2003 pela editora Mauad. O artigo constitui um dos pré-requisitos para aprovação na disciplina intitulada "O conceito de natureza e o seu desenvolvimento na ciência geográfica? e ministrada pelo Prof. Antônio Carlos Vitte, no curso de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas. Nossos objetivos são expor alguns aspectos relevantes sobre a trajetória de Humboldt destacados no texto, além de apontar para as dificuldades da autora com relação à estruturação e à abordagem do livro. Para tanto, realizamos uma leitura atenta de onde extraímos alguns aspectos marcantes, como forma de exemplificar os pontos importantes. Nossa proposta não é resumir o livro de mais de duas centenas de páginas em algumas breves linhas. O que pretendemos é apresentar de maneira sucinta aquilo que o livro traz de mais importante sobre o tema, e demonstrar alguns pontos onde o texto não contribui para a tarefa da autora, transmitindo as idéias de maneira pouco clara e muitas vezes repetitiva, ou até mesmo contradizendo o que foi dito no próprio texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Sampaio Dagnino, Mestre em Geografia no Instituto de Geociências, UNICAMP

Ricardo Dagnino é geógrafo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalhou como agente de pesquisa concursado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e atualmente realiza pesquisas nas áreas de Ciências Ambientais, Geografia e Engenharia Sanitária e Ambiental, com especial ênfase para riscos ambientais e resíduos.

Downloads

Publicado

14-12-2007

Como Citar

DAGNINO, R. de S. RICOTA, L. NATUREZA, CIÊNCIA E ESTÉTICA EM ALEXANDER VON HUMBOLDT. RIO DE JANEIRO. EDITORA MAUAD, 2003, 215P. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 24, 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15644. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos