NAS TRILHAS DA PESQUISA: O MAIS IMPORTANTE É SABER "POR QUE?"
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71715270Palavras-chave:
Pesquisa, Geografia, Paradigma, Trabalho de CampoResumo
Este artigo visa a discutir aspectos relacionados à pesquisa e, principalmente, a pesquisa geográfica. As observações feitas aqui objetivam orientar alunos da graduação quando se encontram no momento de tomarem a decisão quanto ao que devem pesquisar, como e porque. Muitas vezes eles se atentam para estas questões apenas quando se matriculam numa disciplina que trabalha especificamente com a pesquisa e, perplexos, mergulham num emaranhado de interrogações, de dúvidas e indecisões. Esse momento que poderia ser muito mais prazeroso corre o risco de ser decepcionante. Neste sentido, consideram-se as observações e explanações deste artigo ainda superficiais, porém, um começo, uma tentativa de dar importância ao lugar da pesquisa na universidade e na geografia, além de intencionar fazer com que esse instante seja muito mais leve para o aluno.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Vicente de Paulo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.