CARACTERIZAÇÃO GEOQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE ARAGUAÍNA/TO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71715267Palavras-chave:
água subterrânea, hidrogeoquímica, qualidade da águaResumo
Araguaína, localizada ao norte do Estado do Tocantins é uma cidade com uma população urbana estimada em aproximadamente 120.000 habitantes, cujo abastecimento público é feito exclusivamente através da captação em poços profundos, sendo que a cidade não dispõe de redes coletoras de esgotos. Portanto, todo o saneamento é feito "in situ", fato que pode interferir na qualidade de suas águas subterrâneas. Assim, este trabalho tem por objetivo identificar os principais constituintes químicos das águas subterrâneas que abastecem a cidade de Araguaína, classificando-as segundo os seus principais tipos do ponto de vista de sua assinatura geoquímica e verificar a qualidade destas águas segundo as normas estabelecidas pela Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Luis Eduardo Bovolato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.