MAPEAMENTO CLIMÁTICO URBANO COMO INSTRUMENTO PARA A GESTÃO E PLANEJAMENTO URBANO DE FORTALEZA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273902

Palabras clave:

Clima urbano, Recomendações climáticas, Campo térmico

Resumen

Como consequência do processo de urbanização, o clima das cidades desenvolve características singulares, que interferem na qualidade de vida dos citadinos. Este estudo objetivou aplicar o Mapeamento Climático Urbano para estabelecer Zonas Climáticas Urbanas, direcionando o planejamento da cidade de Fortaleza, tendo em vista os parâmetros de uso e cobertura do solo (UCMap), a temperatura de superfície da Terra (Landsat 8) e as condições de velocidade do vento (Global Wind Atlas), integralizando essas informações para estabelecer áreas homogêneas. Através de Sistema de Informações Geográficas, foram estabelecidas três zonas climáticas urbanas (UCZ 1, 2 e 3), onde se recomenda preservar e melhorar os ambientes, implementar algumas medidas de preservação e mitigação e implementar ações mitigadoras, respectivamente. As ações baseiam-se na interpretação das características das zonas, tendo em vista a vegetação, o sombreamento, o albedo e a carga térmica. Conclui-se que, o mapeamento climático urbano oferece aos planejadores urbanos e às autoridades governamentais os dados essenciais para tomar decisões que levem em conta as condições climáticas. A metodologia proposta para Fortaleza e os resultados apresentados mostram que o mapeamento pode ser reproduzido e ajustado com facilidade para auxiliar na tomada de decisões em diferentes cidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Ferreira Lima Junior, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFC (PPGGEOGRAFIA/UFC). Atualmente é Pós-doutorando no PPGGEOGRAFIA/UFC.

Maria Elisa Zanella, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Planejamento Regional pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro). Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Atualmente é professora da graduação e pós-graduação em Geografia e PRODEMA da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

LIMA JUNIOR, A. F.; ZANELLA, M. E. MAPEAMENTO CLIMÁTICO URBANO COMO INSTRUMENTO PARA A GESTÃO E PLANEJAMENTO URBANO DE FORTALEZA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 309–327, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273902. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73902. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos