MAPEAMENTO CLIMÁTICO URBANO COMO INSTRUMENTO PARA A GESTÃO E PLANEJAMENTO URBANO DE FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273902Palavras-chave:
Clima urbano, Recomendações climáticas, Campo térmicoResumo
Como consequência do processo de urbanização, o clima das cidades desenvolve características singulares, que interferem na qualidade de vida dos citadinos. Este estudo objetivou aplicar o Mapeamento Climático Urbano para estabelecer Zonas Climáticas Urbanas, direcionando o planejamento da cidade de Fortaleza, tendo em vista os parâmetros de uso e cobertura do solo (UCMap), a temperatura de superfície da Terra (Landsat 8) e as condições de velocidade do vento (Global Wind Atlas), integralizando essas informações para estabelecer áreas homogêneas. Através de Sistema de Informações Geográficas, foram estabelecidas três zonas climáticas urbanas (UCZ 1, 2 e 3), onde se recomenda preservar e melhorar os ambientes, implementar algumas medidas de preservação e mitigação e implementar ações mitigadoras, respectivamente. As ações baseiam-se na interpretação das características das zonas, tendo em vista a vegetação, o sombreamento, o albedo e a carga térmica. Conclui-se que, o mapeamento climático urbano oferece aos planejadores urbanos e às autoridades governamentais os dados essenciais para tomar decisões que levem em conta as condições climáticas. A metodologia proposta para Fortaleza e os resultados apresentados mostram que o mapeamento pode ser reproduzido e ajustado com facilidade para auxiliar na tomada de decisões em diferentes cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Ferreira Lima Junior, Maria Elisa Zanella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.