ATUALIZAÇÃO DE MODELOS DE CHUVA INTENSA PARA MUNICÍPIOS DO SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273763

Palabras clave:

Hidrologia estatística, Curvas IDF, Eventos extremos, Distribuição Gama, Distribuição Gumbel

Resumen

Diante das mudanças climáticas, é essencial revisar e atualizar as equações de chuvas intensas. Este estudo visou ajustar equações de intensidade-duração-frequência (IDF) para Brasília-DF, Belo Horizonte-MG e Lavras-MG, comparando-as com equações presentes na literatura científica nacional. Utilizaram-se séries históricas de precipitações máxima diárias anuais e aplicaram-se distribuições de probabilidade de Gumbel e Gama a 2 Parâmetros. A avaliação da aderência das funções permitiu a seleção da distribuição não paramétrica mais adequada para cada município. O método de desagregação de chuvas foi utilizado para diferentes tempos de retorno, gerando as curvas IDF correspondentes. Observou-se que, para Brasília e Lavras, maiores tempos de retorno e menores tempos de duração resultaram em maior dispersão de dados em relação às intensidades de precipitação estimadas pelas referências e pelo presente estudo. Esse comportamento não foi observado para Belo Horizonte. Os coeficientes ajustados foram: para Brasília, K = 816,70, a = 0,081, b = 8,990 e c = 0,704; para Belo Horizonte, K = 1076,16, a = 0,114, b = 9,783 e c = 0,724; e para Lavras, K = 815,55, a = 0,137, b = 9,782 e c = 0,724. Os modelos apresentaram um coeficiente de determinação (R²) superior a 99,8%.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Vilela Corrêa, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Ambiental e Sanitarista (UFLA), Mestre e Doutoranda em Recursos Hídricos (UFLA). 

Mateus Henrique Barbosa, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Ambiental e Sanitarista (UFLA), mestre em Engenharia Ambiental (UFLA) e doutorando em Recursos Hídricos (UFLA).

Karine Maciel de Carvalho, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Agrícola (UFLA).

Alice Raquel Caminha, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Ambiental e Sanitarista (UFLA), Mestre e Doutoranda em Recursos Hídricos (UFLA).

Lucas Ribeiro Guimarães, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Ambiental e Sanitarista (UFLA), Mestre em Tecnologias e Inovações Ambientais (UFLA) e doutorando em Recursos Hídricos (UFLA). 

Michael Silveira Thebaldi, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Agrícola (UEG), mestre e doutor em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (UFLA). 

Gabriela Rezende de Souza, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Ambiental e Sanitarista (UFLA), mestre e doutora em Recursos Hídricos (UFLA). 

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

CORRÊA, F. V.; BARBOSA, M. H.; CARVALHO, K. M. de; CAMINHA, A. R.; GUIMARÃES, L. R.; THEBALDI, M. S.; SOUZA, G. R. de. ATUALIZAÇÃO DE MODELOS DE CHUVA INTENSA PARA MUNICÍPIOS DO SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 349–367, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273763. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73763. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos