ATUALIZAÇÃO DE MODELOS DE CHUVA INTENSA PARA MUNICÍPIOS DO SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273763Palavras-chave:
Hidrologia estatística, Curvas IDF, Eventos extremos, Distribuição Gama, Distribuição GumbelResumo
Diante das mudanças climáticas, é essencial revisar e atualizar as equações de chuvas intensas. Este estudo visou ajustar equações de intensidade-duração-frequência (IDF) para Brasília-DF, Belo Horizonte-MG e Lavras-MG, comparando-as com equações presentes na literatura científica nacional. Utilizaram-se séries históricas de precipitações máxima diárias anuais e aplicaram-se distribuições de probabilidade de Gumbel e Gama a 2 Parâmetros. A avaliação da aderência das funções permitiu a seleção da distribuição não paramétrica mais adequada para cada município. O método de desagregação de chuvas foi utilizado para diferentes tempos de retorno, gerando as curvas IDF correspondentes. Observou-se que, para Brasília e Lavras, maiores tempos de retorno e menores tempos de duração resultaram em maior dispersão de dados em relação às intensidades de precipitação estimadas pelas referências e pelo presente estudo. Esse comportamento não foi observado para Belo Horizonte. Os coeficientes ajustados foram: para Brasília, K = 816,70, a = 0,081, b = 8,990 e c = 0,704; para Belo Horizonte, K = 1076,16, a = 0,114, b = 9,783 e c = 0,724; e para Lavras, K = 815,55, a = 0,137, b = 9,782 e c = 0,724. Os modelos apresentaram um coeficiente de determinação (R²) superior a 99,8%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávia Vilela Corrêa, Mateus Henrique Barbosa, Karine Maciel de Carvalho, Alice Raquel Caminha, Lucas Ribeiro Guimarães, Michael Silveira Thebaldi, Gabriela Rezende de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.