GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO TRIÂNGULO DE MINAS GERAIS

Autores/as

  • Badr Abou Dehn Pestana Univesidade Federal de Uberlândia
  • Nágela Aparecida de Melo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510071299

Palabras clave:

Resíduo sólido, Análise da gestão, Resíduo de construção, Estimativa de resíduo de construção, Triângulo Mineiro

Resumen

A gestão dos resíduos de construção civil e demolição (RCD) é um desafio para os municípios brasileiros, apesar das diretrizes do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) desde 2002. As dificuldades são maiores nos municípios de pequeno porte. O objetivo deste trabalho é analisar a gestão de RCD em municípios de pequeno porte da região Triângulo (MG), considerando os aspectos normativos e legais. Foram selecionados municípios com população de até 30 mil habitantes, totalizando 29 unidades.  Esse estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental; levantamento de dados nos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos e em órgãos públicos vinculados à área ambiental. Constatou-se que na área estudada as políticas públicas e o manejo de RDC não estão em conformidade com legislações e normas vigentes. A maioria dos municípios dispõe o RCD em áreas sem controle ambiental e licenciamento. Embora os planos municipais recomendem reciclagem e reutilização, essas práticas não são aplicadas integralmente. As prefeituras não fazem o registro do quantitativo de RCD. Em razão dessa ausência, realizou-se uma estimativa do RDC gerado nos municípios estudados, os quais, em média, produzem 0,38 t/hab./ano de RCD.  Portanto, é crucial adequar a gestão de RCD nos municípios pequenos conforme legislação vigente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Badr Abou Dehn Pestana, Univesidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Uberlândia.

Nágela Aparecida de Melo, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

PESTANA, B. A. D.; MELO, N. A. de. GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO TRIÂNGULO DE MINAS GERAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 324–338, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510071299. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71299. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos