ESTUDANTES-PESQUISADORES: O PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510070849Palabras clave:
Ensino de Geografia, Cariacica – ES, Rio Bubu, Trabalho de CampoResumen
O presente artigo objetivou discutir as potencialidades da utilização de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) de rios como ferramenta promotora de Educação Ambiental em uma escola pública localizada no município de Cariacica, Espírito Santo, Brasil, com estudantes do 3º ano do ensino médio durante aulas da disciplina de Geografia. Os procedimentos metodológicos envolveram uma breve revisão da literatura científica que aborda os tópicos discutidos e atividades realizadas antes, durante e após o trabalho empírico de aplicação do protocolo pelos alunos. O trabalho foi desenvolvido na sub-bacia hidrográfica do rio Bubu, localizado no mesmo município, onde o protocolo foi aplicado em três pontos diferentes. Os resultados indicam as vantagens do emprego do PAR no contexto de promoção de Educação Ambiental nas escolas, podendo ser adaptado a outros recortes espaciais, e os diferentes estados de conservação/degradação ambiental do rio estudado e avaliado pelos discentes.
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