ESTUDANTES-PESQUISADORES: O PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510070849

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Cariacica – ES, Rio Bubu, Trabalho de Campo

Resumen

O presente artigo objetivou discutir as potencialidades da utilização de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) de rios como ferramenta promotora de Educação Ambiental em uma escola pública localizada no município de Cariacica, Espírito Santo, Brasil, com estudantes do 3º ano do ensino médio durante aulas da disciplina de Geografia. Os procedimentos metodológicos envolveram uma breve revisão da literatura científica que aborda os tópicos discutidos e atividades realizadas antes, durante e após o trabalho empírico de aplicação do protocolo pelos alunos. O trabalho foi desenvolvido na sub-bacia hidrográfica do rio Bubu, localizado no mesmo município, onde o protocolo foi aplicado em três pontos diferentes. Os resultados indicam as vantagens do emprego do PAR no contexto de promoção de Educação Ambiental nas escolas, podendo ser adaptado a outros recortes espaciais, e os diferentes estados de conservação/degradação ambiental do rio estudado e avaliado pelos discentes.

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Biografía del autor/a

Vinícius Vieira Pontini, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Licenciado (2018), Bacharel (2018) e Mestre (2020) em Geografia, com concentração em Geografia Física, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor efetivo de Geografia da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo - Sedu/ES. Pesquisa nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Geografia Urbana, Geomorfologia Fluvial, Hidrogeografia, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas - SIGs.

André Luiz Nascentes Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutor em Geografia pela Universidade de Coimbra/CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território - Portugal (2019). Doutor em Geografia na área de concentração: Ordenamento Territorial e Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense - IG/UFF (2007); Mestre em Geografia na área de concentração: Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais IGC/UFMG (2003); Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental; Licenciado em Geografia. É professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES no Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado). Líder do Grupo de Pesquisa Inclusão em Geotecnologias. Membro do Laboratório de Gestão em Redução de Risco de Desastres (LabGR2D-UFES) e do Núcleo de Extensão e Pesquisas Sobre Desastres (CEPEDES-UFES). Consultor Ad-hoc da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior). Experiência em geociências, atuando nas seguintes áreas: dinâmica das águas superficiais/recursos hídricos, geomorfologia fluvial antrópica, ordenamento territorial e ambiental (PDMs, PDLSs, RIV/EIV, patrimônio ambiental e planejamento ambiental). Domínio de ferramentas geotecnológicas com ênfase em geografia, notadamente para os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) integrado com produtos e técnicas Sensoriamento Remoto e Cartografia Geográfica. Recebeu premiações merecendo destaque a Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese em 2008.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

PONTINI, V. V.; COELHO, A. L. N. ESTUDANTES-PESQUISADORES: O PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 01–14, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510070849. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70849. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos