CONDICIONANTES GEOGRÁFICAS DO VALOR DOS IMÓVEIS RESIDENCIAIS NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO – PR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510070777

Palabras clave:

Mercado imobiliário, Precificação de imóveis, Sistemas de Informações Geográficas

Resumen

O valor dos imóveis é um indicador que possui influência de fatores intrínsecos e extrínsecos, ou seja, características próprias dos imóveis que são avaliadas pelos corretores e características do entorno, que podem ser aspectos naturais ou urbanísticos. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é compreender as inter-relações entre o valor dos imóveis e as condicionantes geográficas (naturais e de infraestrutura urbana) na cidade Francisco Beltrão. Os procedimentos metodológicos foram em quatro etapas: 1) fundamentação teórica; 2) diagnóstico do valor dos imóveis residenciais; 3) diagnóstico das condicionantes geográficas; 4) correlações entre o valor dos imóveis e as condicionantes geográficas. A partir dos coeficientes obtidos, é possível afirmar que as oito variáveis analisadas possuem alguma influência sobre o preço dos imóveis, embora os valores de correlação sejam fracos e demonstrem que nenhuma das variáveis é determinante. Dentre as variáveis naturais, a distância em relação a rede de drenagem influencia mais no valor dos imóveis do que declividade, orientação de vertentes e hipsometria. Dentre as variáveis de infraestrutura urbana, as distâncias em relação ao centro de serviços e dos eixos de comércio influenciam mais no valor dos imóveis do que as distâncias dos parques de lazer e dos centros comunitários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliano Andres, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Geografia (2003) e mestre em Geomática (2006) pela UFSM, doutor em Geografia (2015) pela UFPR. Professor Associado de Geografia na UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, PR.

Elvis Rabuske Hendges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Geografia, Mestre em Geomática e Doutor em Engenharia Florestal pela UFSM. Professor Associado da UNIOESTE, Campus Fransico Beltrão.

Fabiano André Marion, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 Graduado em Geografia e Mestre em Geomática pela UFSM, Doutor em Geografia pela UFPR. Professor Adjunto da UNIOESTE, Campus Fransico Beltrão.

Fernando Cesar Manosso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Geografia, Mestre em Análise Ambiental e Doutor em Geografia pela UEM. Professor Adjunto da UTFPR, Campus Francisco Beltrão.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

ANDRES, J.; HENDGES, E. R.; MARION, F. A.; MANOSSO, F. C. CONDICIONANTES GEOGRÁFICAS DO VALOR DOS IMÓVEIS RESIDENCIAIS NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO – PR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 145–157, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510070777. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70777. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos