GEODIVERSIDADE E GEOSSÍTIOS NA SERRA NEGRA, ZONA DA MATA MINEIRA: A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS ABIÓTICOS PARA O GEOTURISMO EM MONTANHAS TROPICAIS

Autores/as

  • Ana Beatriz Barbosa Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-0657-848X
  • Roberto Marques Neto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510070582

Palabras clave:

Cartografia, Geossítios, Unidades de conservação

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir o papel da geodiversidade para as atividades geoturísticas no âmbito do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira (sudeste de Minas Gerais), mediante a cartografia da geodiversidade e dos geossítios associados. Entende-se a geodiversidade como uma área em expansão e cada vez mais necessita de estudos, sobretudo em áreas ainda pouco exploradas, mas de grande interesse científico. Os expedientes cartográficos perpassaram a quantificação de atributos do meio físico (relevo, tipicidades fluviais, número de canais, litotipos e aspectos estruturais) a partir de quadrículas dispostas em células de 1 km × 1 km, com interpolação dos dados pelo protocolo IDW. Os resultados apontaram geodiversidade tendencialmente baixa, mas com enclaves de valores mais elevados que se relacionam com os quatro geossítios encontrados na área e descritos a partir dos resultados cartográficos temáticos e controle de campo. Constatou-se também que os geossítios figuram como os principais atrativos turísticos ocorrentes na área de estudo, sublinhando a importância dos elementos abióticos no estabelecimento de planos de visitação para esta unidade de conservação recentemente criada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Barbosa Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel (2019) e Licenciada (2022) em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Roberto Marques Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharelado e licenciatura plena (2005), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

FERREIRA, A. B. B.; MARQUES NETO, R. GEODIVERSIDADE E GEOSSÍTIOS NA SERRA NEGRA, ZONA DA MATA MINEIRA: A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS ABIÓTICOS PARA O GEOTURISMO EM MONTANHAS TROPICAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 77–94, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510070582. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70582. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos