EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VALORES E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869631Palabras clave:
Formação docente, Crise socioambiental, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, CidadaniaResumen
Esta produção se constitui de resultados parciais oriundos de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo investigar as dimensões formativas preconizadas nos processos de formação para a docência e os espaços ocupados pela Educação Ambiental (EA) no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Para o manuseio, análise e interpretação dos dados, recrutamos o referencial teórico da Análise de Conteúdo. Os movimentos analíticos revelaram que o curso preconiza uma formação no campo conceitual-específico, preza por uma adequada compreensão da ciência, pela preparação para o trabalho interdisciplinar e busca uma perspectiva humanista, especialmente dirigida à justiça social, ao respeito às diversidades e à democracia. No que se refere à EA, o campo se faz presente na conformação disciplinar e, além da disciplina específica, há elementos epistemológicos concernentes ao campo em outras duas disciplinas que compõem a grade curricular. Como desdobramentos da investigação, sugerimos aproximações entre as disciplinas de EA e de Ensino de Geografia da Diversidade no sentido de constituir espaços formativos profícuos para que as compreensões possam ser mais profundamente elaboradas com vistas à transformação de entendimentos em fazeres pedagógicos rompendo com possíveis armadilhas paradigmáticas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Aline de Gregorio, Álvaro Lorencini Júnior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.