AGRICULTURA FAMILIAR: PERFIL DA PRODUÇÃO DE VEGETAIS CONVENCIONAIS E ORGÂNICOS COMERCIALIZADOS EM FEIRAS LIVRES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259769152

Palabras clave:

Abastecimento alimentar, Feira do produtor, Produção de alimentos, Sustentabilidade

Resumen

O estudo objetiva caracterizar o perfil da produção de vegetais convencionais e orgânicos comercializados em feiras livres. A pesquisa foi realizada nas feiras livres do município de Chapecó-SC, junto aos produtores feirantes de vegetais in natura (hortaliças e/ou frutas), foi aprovada pelo Comitê de Ética sob parecer 4.803.153. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário semiestruturado, presencialmente no mês de agosto de 2021. Foram identificados 30 produtores feirantes de hortaliças e/ou frutas, 17 produtores convencionais e 13 orgânicos. Predominou o sexo masculino, com média de idade de 53,5 anos, com ensino médio ou menos e renda mensal familiar de até três salários mínimos. Todos relataram conhecer os riscos associados ao uso de agrotóxicos, a maioria afirmou que utilizava EPIs e respeitava o prazo de carência dos agrotóxicos. A maioria das propriedades dos produtores orgânicos eram certificadas e as alternativas mais frequentemente utilizadas em substituição aos agrotóxicos incluíram o extrato de pimenta, capina e catação manual. O perfil dos produtores e a forma de produção evidenciam riscos a sustentabilidade da oferta de alimentos em feiras livres. Políticas públicas precisam ser implementadas para garantir a sustentabilidade da agricultura familiar e para incentivar a produção de alimentos orgânicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcia Orth Ripke, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil(2022). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil.

Vanessa da Silva Corralo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2007). Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade Comunitária da Região de Chapecó , Brasil.

Cláudia Petry, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Geografia pelo Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, França(2003). Professor Extensionista II da Universidade de Passo Fundo , Brasil. 

Junir Antonio Lutinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2014). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Professor visitante do Universidad Nacional de Misiones , Argentina.

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

RIPKE, M. O.; CORRALO, V. da S.; PETRY, C.; LUTINSKI, J. A. AGRICULTURA FAMILIAR: PERFIL DA PRODUÇÃO DE VEGETAIS CONVENCIONAIS E ORGÂNICOS COMERCIALIZADOS EM FEIRAS LIVRES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 253–268, 2024. DOI: 10.14393/RCG259769152. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69152. Acesso em: 4 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos