ANÁLISE DO REGIME FLUVIAL DO ALTO RIO PARAÍBA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259768998

Palabras clave:

Terras secas, Chuva, Vazão

Resumen

O alto curso do Rio Paraíba drena uma das regiões mais secas do Brasil, o Cariri Paraibano. Desde abril de 2017 o Rio Paraíba começou a receber águas da transposição do Rio São Francisco, alterando as características naturais do regime fluvial. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o regime fluvial do alto Rio Paraíba antes da chegada das águas do Rio São Francisco. Para tanto, foram obtidos dados históricos de precipitação e vazão junto ao sistema HIDROWEB da ANA (2018), e os volumes dos açudes foram consultados através da AESA (2019). Foram aplicados tratamentos estatísticos a fim de caracterizar o regime fluvial e sua relação com a distribuição das chuvas. Os resultados mostraram que fevereiro, março e abril são os meses de maior vazão. Em média ocorrem 134 dias com fluxo no ano e há uma tendência de diminuição do número de dias com fluxo. O regime fluvial é de 2 a 4 meses, marcado por cheias de curta duração. Os açudes exercem forte influência no regime de vazão. O alto Rio Paraíba apresenta comportamento hidrológico típico de rios de terras secas, marcado pela variabilidade espaço-temporal da dinâmica fluvial e desconexão do fluxo hidrossedimentológico ao longo da bacia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia da Conceição Dornellas, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB.

Richarde Marques da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Paraíba.

Rafael Albuquerque Xavier, Universidade Estadual da Paraíba

Prof. Dr. do Depto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do Laboratório de Estudos Geográficos - LAEG.

Inocencio de Oliveira Borges Neto, Universidade Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná.

Jonas Otaviano Praça de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor Associado do Departamento de Geografia da UFPB.

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

DORNELLAS, P. da C.; SILVA, R. M. da; XAVIER, R. A.; BORGES NETO, I. de O.; SOUZA, J. O. P. de. ANÁLISE DO REGIME FLUVIAL DO ALTO RIO PARAÍBA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 183–200, 2024. DOI: 10.14393/RCG259768998. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68998. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos