PENSAMENTO E LINGUAGEM: SUAS RELAÇÕES COM A GEOGRAFIA FENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668883Palabras clave:
Ernst Cassirer, Merleau-Ponty, ConsciênciaResumen
Quais são as relações do pensamento e da linguagem com a Geografia? Esta discussão teórica, embasada no pensamento dos filósofos Ernst Cassirer e Maurice Merleau-Ponty relaciona as construções que ocorrem na consciência com a materialidade das ações humanas que se expressam no espaço. A argumentação embasada no pensamento fenomenológico rompe com a dicotomia sujeito-objeto, e demonstra, através de exemplos, as imbricações da consciência humana com o mundo que a cerca. Desta maneira, o pensamento e a linguagem possuem uma função concreta e uma função simbólica. Sendo a Geografia a ciência que tem por objeto de estudo o espaço geográfico, esta pesquisa vem demonstrar que o espaço não é composto apenas por objetos materiais e concretos, mas também engloba imaterialidades, compostas por imaginações, fantasias, sonhos e sentimentos. Através do pensamento e da linguagem, conseguimos nos conscientizar do mundo, estabelecer relações com o espaço, e nos apropriar dele por meio da consciência e das ações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bianca Beatriz Roqué
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.