IMAGENS E NARRATIVAS: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA PARA PESQUISA SOBRE JUVENTUDES E CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249567025Palabras clave:
Metodologia qualitativa, Cidade e juventude, Espaço, Política de cotasResumen
O trabalho pretende apresentar e discutir uma proposta de metodologia para pesquisa com juventudes. Sua intenção é construir caminhos metodológicos possíveis que coloquem os jovens como sujeitos ativos na produção do conhecimento sobre as Juventudes e sua relação com a cidade. Para tanto, o trabalho apresenta, em sua primeira parte, os conceitos que fundamentam nossa proposta de metodologia: Juventudes, cidade, prática espacial e cotidiano. Em seguida, são apresentados e discutidos os elementos que compõem a metodologia em si. O primeiro deles envolve os registros fotográficos feitos pelos jovens em seus trajetos e usos da cidade, enquanto o segundo é a roda de conversa, momento em que, através das imagens registradas, os jovens são instigados a pensarem sobre suas práticas e as dos demais componentes da roda. Espera-se, com este texto, apresentar a metodologia como recurso possível na direção da produção de um conhecimento a respeito da dimensão espacial da juventude, tendo o jovem como sujeito ativo deste processo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Clarice Cassab
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.