A GEOGRAFIA DA CIDADE NO JOGO DE SIMULAÇÃO CITIES SKYLINES: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466120Palabras clave:
Cidade sustentável, Jogos digitais, Simulação de cidadesResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial didático-pedagógico do jogo de simulação Cities Skylines para o ensino de cidade em Geografia, com enfoque no planejamento urbano sustentável. Este trabalho não esgota as várias possibilidades do seu uso no processo de ensino e aprendizagem, mas elucida potencialidades e determinadas situações-problema nas primeiras fases do jogo, as quais podem ser comparadas com uma cidade real, acompanhadas da inserção do conhecimento geográfico em todo o processo. Para isso, recorre-se a fundamentos teóricos relativos ao ensino de cidade sustentável em Geografia, e à inserção de jogos digitais no processo de ensino e na aprendizagem baseada em jogos digitais, especialmente nas pesquisas relativas ao uso do simulador Cities Skylines. Este artigo delineia uma proposta didática com as fases iniciais do jogo, que podem ser utilizadas pelos professores de Geografia para o ensino de cidade sustentável. Constatou-se que o jogo digital de simulação vem somar, com sua dinamicidade e interatividade, com o processo de ensino e aprendizagem, tendo a mediação do professor um papel fundamental de condutor e orientador do processo de desenvolvimento do pensamento geográfico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Solange Francieli Vieira, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.