OS ESPAÇOS PÚBLICOS NAS CIDADES: AVALIAÇÃO QUALIQUANTITATIVA DAS PRAÇAS DE ITUIUTABA-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249465678Palabras clave:
Espaço público, Praças, Áreas verdes urbanas, Avaliação, ItuiutabaResumen
Este estudo tem como objetivo avaliar as praças da cidade de Ituiutaba (MG). Os critérios para a avaliação foram tomados a partir das funções de uma área verde urbana, sendo considerados os elementos ambientais, sociais e estéticos. Metodologicamente, o estudo esteve delimitado a partir de uma busca bibliográfica contendo os termos “espaço público”, “praças”, “espaços livres” e “áreas verdes”. Também foram realizadas atividades de campo para a apreensão da realização das funções, sendo a observação mediada pela utilização de ficha adaptada de Angelis, Castro & De Angelis Neto (2004) e de Souza & Amorim (2019); bem como a espacialização dos dados obtidos e a demonstração da avaliação qualiquantitativa com os respectivos desdobramentos. Foi possível constatar que a função ambiental está mais bem distribuída nas praças, ao longo de toda a cidade; por outro lado, qualitativamente, as funções sociais e estéticas se concentram nas praças centrais ou na proximidade do centro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Lucas Alves Pereira, William Rodrigues Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.