ASPECTOS GEO-HISTÓRICOS DA EXPANSÃO URBANA DE LARANJAL DO JARI – AMAPÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365484

Palabras clave:

Uso e ocupação do solo urbano, Geomorfologia, Impactos socioambientais

Resumen

Ubicado en la porción sur del Estado de Amapá, el área urbana del municipio de Laranjal do Jari tuvo su expansión marcada por la ausencia de planificación, lo que se refleja directamente en la actual configuración de ocupación en el municipio. Se entiende que un análisis histórico, puntuando cronológicamente los momentos en que se produjo la implantación de grandes emprendimientos en la región, justifica las formas de uso y ocupación que se establecieron en ese lugar, a partir de la década de 1970, cuando surge el núcleo poblacional, hasta la actualidad. Para ello, además de recopilar datos históricos sobre la evolución urbanística del municipio, se realizó un trabajo de campo con el fin de ilustrar el escenario actual de ocupación urbana, que se da en dos áreas hidrogeomórficamente distintas: la Meseta Disectada y la Llanura de Inundación del Jari río.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla de Mattos Santos, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2012). Em 2013 foi contemplada com o Prêmio ABGE Junior concedido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental pelo trabalho intitulado: "Sistema de Informações Geográficas de Desastres Naturais no Estado do Amapá", em reconhecimento ao potencial de desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso na área de Geologia de Engenharia e Ambiental. Entre 2013 e 2015 atuou na área de Geologia Ambiental, realizando mapeamentos de risco geológico e vulnerabilidade, Cartas Geotécnicas, Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA) e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Desenvolveu atividades no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), com ensaios tecnológicos de resistência de materiais argilosos após sua identificação, seleção, avaliação e maturação, bem como projetos de pesquisa de águas subterrâneas e suas possíveis vulnerabilidades a contaminações. Entre 2016 e 2017, gerenciou condicionantes ambientais de empreendimentos financiados com recurso do BNDES no Estado do Amapá. Atualmente, cursa o Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e trabalha no Distrito Sanitário Especial Indígena - Amapá e Norte do Pará (DSEI AMP/SESAI/MS), elaborando projetos, orçamentos e demais documentações pertinentes à implementação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) em aldeias indígenas.

Valter Gama de Avelar, Universidade Federal do Amapá

Bacharel em Geologia em 1992, pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Ciências (Geologia e Geoquímica), em 1996, pela UFPA; Doutor em Ciências (Geologia e Geoquímica), em 2002, pela UFPA. Técnico em Mineração, em 1986, pela Escola Técnica Federal do Pará-ETFPA. É Professor/Pesquisador Associado Nível IV, lotado na Coordenação do Curso de Geografia da UNIFAP. Foi Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional/PPGMDR/UNIFAP de 2008 a 2016, tendo orientado e concluído 6 dissertações. Atualmente é Professor/Pesquisador no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia/PPGEO/UNIFAP. Na graduação orienta alunos em trabalhos de pesquisa IC e TCC. Coordena o GRUPO DE PESQUISA GEOdiversidade DO AMAPA (GPGEO/PPGEO/UNIFAP); coordena o Laboratório de GEOprocessamento da Pós-Graduação/LSAGEO//UNIFAP. Coordena ou coordenou os Projetos de Extensão Universitária: 1. PIBID GEOgrafia (2009-2010); 2. CORRIDA DA UNIFAP I: Qualidade de Vida no Ambiente Acadêmico e Profissional; 3. CORRIDA DA UNIFAP II: Qualidade de Vida no Ambiente Acadêmico e Profissional; 4. GEOciências NAS ESCOLAS DO AMAPÁ/GEAP. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia e Geoquímica, atuando principalmente nos temas: Evolução GEOdinâmica (Arqueano-Paleoporoterozóico); GEOdiversidade, GEOconservação e GEOturismo; Geologia; Geomorfologia Geral e Aplicada; área de riscos geológicos; Mineração, GEOcronologia; Educação Ambiental.

Publicado

2023-06-12

Cómo citar

SANTOS, C. de M.; AVELAR, V. G. de. ASPECTOS GEO-HISTÓRICOS DA EXPANSÃO URBANA DE LARANJAL DO JARI – AMAPÁ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 77–91, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365484. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65484. Acesso em: 26 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos