O SOLO COMO ELEMENTO INTEGRADOR DA PAISAGEM NA GEOGRAFIA ESCOLAR: COMPREENSÕES ANALÍTICAS A PARTIR DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 6o ANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249364846Palabras clave:
Pedologia, Educação Básica, MetodologiasResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam as abordagens realizadas entre paisagem e solo em um livro didático de Geografia de 6o ano, em prol da observação de como são consideradas as relações que os solos mantêm com os demais elementos presentes nas paisagens. Para tanto, considerou-se um livro aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) intitulado “Geração Alpha Geografia” (2018) da editora SM. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva e de caráter exploratório. A coleta de dados foi efetivada a partir da leitura do livro didático, no qual foram selecionados os dois capítulos que continham, respectivamente, o conteúdo referente ao assunto paisagem e os solos como tema central. Os resultados mostram que os capítulos analisados não relacionam o solo com a paisagem e vice-versa, mesmo que em toda formação de uma paisagem o elemento natural solo esteja presente interagindo com o clima, relevo, tempo, entre outros elementos essenciais na sua composição.
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Derechos de autor 2023 Anderson Felipe Leite dos Santos, João Osvaldo Rodrigues Nunes, Melina Fushimi, Maria Cristina Perusi
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