GESTÃO DO RISCO EM BARRAGENS COM INDÍCIO DE RUPTURA IMINENTE: LIÇÕES APRENDIDAS COM O CASO DA BARRAGEM IPANEMA I
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263601Palabras clave:
Segurança de Barragens, Empreendedor, Situação de emergênciaResumen
O estudo apresenta o caso da Barragem Ipanema I durante situação de emergência, destacando as medidas tomadas para prevenção de ruptura e as lições aprendidas através da ótica do empreendedor. A metodologia consistiu na análise do impacto da cheia no barramento, elaboração de mancha de inundação para simulação de rompimento, monitoramento e articulação interinstitucional, definição e execução de solução emergencial. Verificou-se que a ocorrência de precipitações acima da média, associada ao rompimento de um barramento à montante, gerou o escoamento que provocou danos à estrutura da barragem Ipanema I. A simulação de rompimento estimou os tempos de chegada da onda de cheia que atingiria 81 imóveis ribeirinhos. Mediante tais informações, as defesas civis atuaram no acompanhamento e proteção às famílias potencialmente afetadas. Em paralelo, a articulação com diversos órgãos nas esferas governamentais possibilitou definir e executar a solução da recuperação emergencial, que consistiu na recuperação dos pontos de infiltração e da área erodida do talude, e na elevação do muro lateral da bacia do vertedouro. Por fim, o estudo de caso da Barragem Ipanema I em muito contribuiu para fomentar a aplicação da Política de Segurança de Barragens, especialmente em situações adversas que requerem agilidade para minimização de riscos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Anna Elis Paz Soares, Alexson Caetano da Silva, Amanda Rafaely Monte do Prado, Fernandha Batista Lafayette, Simone Rosa da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.