LIVRO DIDÁTICO E PROFESSOR: OLHARES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162453Palabras clave:
Aprendizagem, Educação Básica, Ensino de GeografiaResumen
Por meio da presente pesquisa procuramos abordar o ensino de Geografia no atendimento às diversidades na/para a educação geográfica, tomando como centralidade a relação entre professor, livro didático e a ciência geográfica. Metodologicamente, o trabalho é construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e considera ainda, a atuação profissional dos dois autores, tanto pela experiência na avaliação de livros didáticos como na atuação docente em realidades diversas de lugares e sujeitos. Nesse sentido, buscou-se pensar: como a Geografia pode contribuir para a leitura do mundo em contextos diversos? De que forma os livros didáticos contribuem ou dificultam a aprendizagem nesses espaços? De que modo os professores podem utilizar esses recursos, aliando ciência geográfica e as realidades do mundo da vida? Para atender as diversidades o professor precisa considerar a relação entre a ciência e o mundo da vida ao atuar em contextos de diversidade ressignificando propostas dos livros didáticos. Ao interpretar diferentes textos e imagens, trazidas pelo livro, mediados pelo professor, os alunos tendem a compreender as transformações que envolvem as relações que o ser humano constrói em sociedade, provocando o pensar sobre as distintas realidades e a diversidade socioespacial do mundo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Carina Copatti, Leonardo Pinto dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.