LIVRO DIDÁTICO E PROFESSOR: OLHARES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE

Autores

  • Carina Copatti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leonardo Pinto dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249162453

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Básica, Ensino de Geografia

Resumo

Por meio da presente pesquisa procuramos abordar o ensino de Geografia no atendimento às diversidades na/para a educação geográfica, tomando como centralidade a relação entre professor, livro didático e a ciência geográfica. Metodologicamente, o trabalho é construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e considera ainda, a atuação profissional dos dois autores, tanto pela experiência na avaliação de livros didáticos como na atuação docente em realidades diversas de lugares e sujeitos. Nesse sentido, buscou-se pensar: como a Geografia pode contribuir para a leitura do mundo em contextos diversos? De que forma os livros didáticos contribuem ou dificultam a aprendizagem nesses espaços? De que modo os professores podem utilizar esses recursos, aliando ciência geográfica e as realidades do mundo da vida? Para atender as diversidades o professor precisa considerar a relação entre a ciência e o mundo da vida ao atuar em contextos de diversidade ressignificando propostas dos livros didáticos. Ao interpretar diferentes textos e imagens, trazidas pelo livro, mediados pelo professor, os alunos tendem a compreender as transformações que envolvem as relações que o ser humano constrói em sociedade, provocando o pensar sobre as distintas realidades e a diversidade socioespacial do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). Foi avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático nas seguintes edições: PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio; PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental; PNLD 2021 - objeto 1 - Projetos Integradores; PNLD 2021 - objeto 2 - Obras por grande área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Foi coordenadora adjunta na avaliação dos livros didáticos - PNLD 2019, versão de adequação à BNCC. Trabalhou durante dez anos em escola do campo, atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, construindo pesquisas que envolvem ensino de Geografia, educação escolar indígena e educação do campo. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e Educação, principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais, livro didático, educação geográfica e pensamento geográfico de professor. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Currículo e Processos Pedagógicos Escolares (GEPECPE-UFES). É vice-líder do Grupo de Investigadores Iberoamericanos em Educação Geográfica (IIEG), integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Ensino e Formação de Professores de Geografia (GECEF) e atua como colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF).

Leonardo Pinto dos Santos, Universidade Federal do Pará

Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira, onde coordena o Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia (LabPrat). Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico (2013) e Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É integrante do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores e do Grupo Autonarrativas e formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, PNLD 2018 Geografia Ensino Médio, PNLD 2019 Projetos Integradores, PNLD 2019 Atualização BNCC Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, PNLD 2020 Projetos Integradores e no PNLD 2021 Projetos Integradores e Projeto de vida. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente. Vinculado ao projeto de pesquisa Perfil do profissional docente que atua no componente curricular de Geografia nas escolas públicas da educação básica de Porto Alegre desenvolvido na UFRGS

Downloads

Publicado

22-02-2023

Como Citar

COPATTI, C.; SANTOS, L. P. dos. LIVRO DIDÁTICO E PROFESSOR: OLHARES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 91, p. 243–257, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162453. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62453. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos