LIVRO DIDÁTICO E PROFESSOR: OLHARES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162453Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação Básica, Ensino de GeografiaResumo
Por meio da presente pesquisa procuramos abordar o ensino de Geografia no atendimento às diversidades na/para a educação geográfica, tomando como centralidade a relação entre professor, livro didático e a ciência geográfica. Metodologicamente, o trabalho é construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e considera ainda, a atuação profissional dos dois autores, tanto pela experiência na avaliação de livros didáticos como na atuação docente em realidades diversas de lugares e sujeitos. Nesse sentido, buscou-se pensar: como a Geografia pode contribuir para a leitura do mundo em contextos diversos? De que forma os livros didáticos contribuem ou dificultam a aprendizagem nesses espaços? De que modo os professores podem utilizar esses recursos, aliando ciência geográfica e as realidades do mundo da vida? Para atender as diversidades o professor precisa considerar a relação entre a ciência e o mundo da vida ao atuar em contextos de diversidade ressignificando propostas dos livros didáticos. Ao interpretar diferentes textos e imagens, trazidas pelo livro, mediados pelo professor, os alunos tendem a compreender as transformações que envolvem as relações que o ser humano constrói em sociedade, provocando o pensar sobre as distintas realidades e a diversidade socioespacial do mundo.
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