ANÁLISE DAS RELAÇÕES ESPACIAIS DOS CASOS CONFIRMADOS E ÓBITOS DA COVID-19 NO PERÍODO DE MARÇO A AGOSTO DE 2020 NO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162229Palabras clave:
COVID-19, Pandemia, Cartografia TemáticaResumen
Modelando os dados da COVID-19 e elaborando mapas temáticos, foi possível analisar padrões de comportamento espaço-temporal do novo coronavírus em Pernambuco. Sendo possível identificar: 01- Os maiores números de casos e óbitos estão relacionados aos municípios de maior PIB per capita; 02- A dispersão da doença acompanha as direções da rede principal de rodovias federais; 03- Os mapas temáticos dos municípios agregados aos números de casos e óbitos repercutem na propagação articulada e intensa de padrões em blocos de municípios conectados por rodovias na linha do tempo, vide Serra Talhada, São José de Belmonte, Mirandiba, Salgueiro e Parnamirim; 04- Outros municípios como Santa Maria da Boa Vista e Orocó se apresentam isolados com menos casos, assim como Belém do São Francisco e Carnaubeira da Penha, pequenos blocos isolados com menos casos e óbitos, analogamente a Ibimirim e Custódia; já Águas Belas e Serra Talhada apresentam-se fora da propagação em bloco, os “municípios-ilhas”. Revelando, assim, um comportamento de propagação da doença, de municípios isolados ou articulados em torno e ao longo de eixos viários federais. As BR-104 e 232 assumem influência regional e as estradas estaduais e vicinais podem ter contribuído para maior "capilaridade" da disseminação da COVID-19.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bruna Araujo Candeia, Ana Lúcia Bezerra Candeias, João Rodrigues Tavares Junior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.