ANÁLISE DAS RELAÇÕES ESPACIAIS DOS CASOS CONFIRMADOS E ÓBITOS DA COVID-19 NO PERÍODO DE MARÇO A AGOSTO DE 2020 NO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162229Palavras-chave:
COVID-19, Pandemia, Cartografia TemáticaResumo
Modelando os dados da COVID-19 e elaborando mapas temáticos, foi possível analisar padrões de comportamento espaço-temporal do novo coronavírus em Pernambuco. Sendo possível identificar: 01- Os maiores números de casos e óbitos estão relacionados aos municípios de maior PIB per capita; 02- A dispersão da doença acompanha as direções da rede principal de rodovias federais; 03- Os mapas temáticos dos municípios agregados aos números de casos e óbitos repercutem na propagação articulada e intensa de padrões em blocos de municípios conectados por rodovias na linha do tempo, vide Serra Talhada, São José de Belmonte, Mirandiba, Salgueiro e Parnamirim; 04- Outros municípios como Santa Maria da Boa Vista e Orocó se apresentam isolados com menos casos, assim como Belém do São Francisco e Carnaubeira da Penha, pequenos blocos isolados com menos casos e óbitos, analogamente a Ibimirim e Custódia; já Águas Belas e Serra Talhada apresentam-se fora da propagação em bloco, os “municípios-ilhas”. Revelando, assim, um comportamento de propagação da doença, de municípios isolados ou articulados em torno e ao longo de eixos viários federais. As BR-104 e 232 assumem influência regional e as estradas estaduais e vicinais podem ter contribuído para maior "capilaridade" da disseminação da COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Araujo Candeia, Ana Lúcia Bezerra Candeias, João Rodrigues Tavares Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.