ASPECTOS METODOLÓGICOS DA ESTATÍSTICA E DA GEOGRAFIA PARA ANÁLISE DA DIFUSÃO DA COVID-19 NA MESORREGIÃO SUL/SUDOESTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249161971Palabras clave:
Análise espacial, Sistema de Movimento, Mesorregião Sul/Sudoeste de Minas Gerais, Covid-19Resumen
Apresenta-se, neste artigo, uma análise inicial de estudos estatísticos aplicados aos métodos geográficos. Busca-se atender a demanda de análises em promoção da saúde pública e, em especial, investigar a transmissão da Covid-19 na Mesorregião Sul/Sudoeste do estado de Minas Gerais, no período de março de 2020 a março de 2021. A relação entre a Estatística descritiva e a Geografia é extremamente importante quando se lida com epidemiologia. A Covid-19 trouxe debates que colocaram em destaque o uso dessas ferramentas como fundamentais para a elaboração de estratégias e planejamento frente à pandemia do SARS-COV-2. O objetivo deste artigo é engajar pesquisadores na atenção e na operacionalização de dados espaciais como elementos fundamentais para as estratégias de planejamento. A partir da contextualização dos conceitos e da consideração dos problemas inerentes aos usos da estatística para análise espacial da Covid-19, serão construídas as potencialidades da estatística como aliada à epidemiologia. Para tanto, foram analisados os dados correspondentes aos processos de difusão e distribuição da Covid-19 a partir da hipótese de interiorização da contaminação da doença na Mesorregião em estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira, Júlia Marchesin Caetano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.