PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DA ZONA SUL DE SALVADOR – BA

Autores/as

  • Gustavo Barreto Franco Universidade do Estado da Bahia
  • Beatriz Gomes Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Laís Guimarães de Magalhães Universidade do Estado da Bahia
  • Lude Nazário Ferreira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239061287

Palabras clave:

Padrão construtivo, Sistema de Informação Geográfica, Planejamento urbano

Resumen

Este trabalho visa a compreender os padrões de uso e ocupação do solo na cidade de Salvador (Bahia), preliminarmente de alguns bairros, de modo a revelar a dinâmica socioespacial e a disparidade existente. Para essa pesquisa, foram analisados os Bairros Alto das Pombas, Barra, Calabar, Canela, Eng. Velho da Federação, Federação, Garcia, Graça, Ondina, Rio Vermelho e Vitória, localizados na Zona Sul da cidade. Foram utilizados o método de fotointerpretação tendo como referência fotografias aéreas de Salvador, anos 2016 e 2017, resolução espacial de 10 cm, escala cartográfica 1/1000, no software QGIS, e a coleta de dados socioeconômicos secundários. Foram delimitadas as classes mapeadas, com base nos padrões construtivos, que se encontram associados às diferentes condições socioeconômicas dos seus moradores e das funções de uso. Os usos e ocupações do solo constatados foram: áreas não preenchidas (13,6%), área pública de lazer (4,3%), área verde (21,8%), comércio/serviço (11,2%), institucional (9,4%), recurso hídrico (0,2%), residencial 1 (17,7%), residencial 2 (6,7%), residencial 3 (4,1%), uso indefinido (9,2%) e zona mista (1,8%). Ressalta-se que a metodologia elaborada tem a proposta de ser utilizada em toda a cidade de Salvador, bem como em outras cidades, e de agregar novos usos conforme as realidades socioespaciais existentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Barreto Franco, Universidade do Estado da Bahia

Geógrafo (UESC), Mestre em Meio Ambiente (UESC), Doutor em Engenharia Civil (UFV) e Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola e Ambiental (UFV), Prof. Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. 

Beatriz Gomes Santos, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Urbanismo e Bolsista do CNPq.

Laís Guimarães de Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Urbanismo e Bolsista do CNPq.

Lude Nazário Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Urbanismo e Bolsista da FAPESB.

Publicado

2022-12-08

Cómo citar

FRANCO, G. B.; SANTOS, B. G.; DE MAGALHÃES, L. G.; FERREIRA, L. N. PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DA ZONA SUL DE SALVADOR – BA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 252–272, 2022. DOI: 10.14393/RCG239061287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61287. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos