METODOLOGIA DE ANÁLISE E AÇÃO NAS INTERVENÇÕES URBANAS NO BAIRRO REBOUÇAS EM CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960210Palabras clave:
Preservação, Desenvolvimento urbano, Escalas de análise, Patrimônio industrial, Patrimônio CuritibaResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia de análise das intervenções urbanas que vêm ocorrendo em parte do Bairro Rebouças, em Curitiba, e, para alcançá-lo, aponta para ações que, associadas ao desenvolvimento urbano, possibilitem a preservação do seu antigo núcleo industrial-ferroviário. Faz-se, portanto, uso de diferentes elementos interpretativos - da geografia, da arquitetura e urbanismo, da sociologia e da história - sem perder o rigor na utilização dos conceitos de referência nas análises. A definição clara das terminologias que caracterizam as intervenções e a análise por escalas, adotada no desenvolvimento do método, revela o jogo de interesses de agentes públicos e privados, produtores do espaço urbano; as mudanças que a lei induz; e seus reflexos no espaço real. As análises são acompanhadas de mapas resultantes de levantamentos in loco e pesquisa documental, que compõem um diagnóstico, permitindo estabelecer critérios para preservação, sem comprometer o desenvolvimento urbano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Maria da Graça Rodrigues dos Santos, Olga Lucia C. de Freitas-Firkowski
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.